Nesta seção, são divulgadas as informações pertinentes aos programas, ações, projetos e atividades implementadas pela Universidade Federal do Paraná.
O Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Paraná, trata-se de um documento de gestão sustentado pela legislação brasileira vigente, de claro período de validade, com robustez para orientar e reestruturar seus pilares administrativo-pedagógicos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização universitária, além do próprio alinhamento da estrutura diretiva da UFPR.
Plano de Desenvolvimento Institucional
O Relatório de Gestão é elaborado anualmente pela Coordenadoria de Planejamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças e apresentado aos órgãos de controle interno e externo como prestação de contas ordinárias anual a que a UFPR está obrigada nos termos do art. 70 da Constituição Federal.
Ele é elaborado de acordo com a Instrução Normativa TCU nº 63/2010, a Decisão Normativa TCU nº 108/2010, a Decisão Normativa 117/2011 e a Portaria-TCU nº 123/2011.
Sofre auditoria do Conselho dos Curadores – CONCUR, da Controladoria Geral da União – CGU e do Ministério da Educação, que emitem seus respectivos pareceres, certificados de auditoria e/ou pronunciamentos.
Relatório e Indicadores de Gestão
O Plano de Dados Abertos – PDA tem como objetivo orientar as ações de implementação e de promoção da iniciativa de abertura de dados da Universidade Federal do Paraná em atendimento às exigências estabelecidas no Decreto nº 8.777 de 11 de maio de 2016.
Suas ações estão em consonância com o disposto na Lei de Acesso à Informação – LAI, com o art. 48 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, com a Instrução Normativa SLTI nº 4, de 12 de abril de 2012 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos), com o Decreto Presidencial nº 6.666, de 27 de novembro de 2008 (que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais), com a Resolução CGINDA nº 3, de 13 de outubro de 2017 (que aprova as normas sobre elaboração e publicação de Planos de Dados Abertos), assim como com os compromissos assumidos pelo Governo no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership–OGP).
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC – da UFPR, aprovado na Resolução nº 49/19-COPLAD, apresenta o planejamento de TIC para o período de 2018-2021, cujo contexto abrange todas as unidades administrativas e acadêmicas/educacionais da UFPR e suas expansões para o período, em todos os campi .
Segundo o Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação – SISP – do Ministério da Economia, O PDTIC “é o instrumento que permite nortear e acompanhar a atuação da área de TIC, definindo estratégias e o plano de ação para implementá-las.” Nesse sentido, está estrategicamente alinhado com a EGD 2016-2019, com o PDI 2017-2021da UFPR e com a IN Nº 1/2019 – tornando-se o documento que norteia e dá consonância às demandas de contratação de soluções de TIC.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
O Programa de Integridade na UFPR foi idealizado a partir do Decreto 9.203, de 22 de novembro de 2017, e tem por objetivo promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes (reprodução do Decreto).
A Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão – PGIRC tem por finalidade estabelecer os princípios, diretrizes e responsabilidades mínimas a serem observados e seguidos.
Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos da Gestão – PGIRC
A Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) está coordenando a implantação do “Programa de Integridade” na UFPR, que engloba um conjunto estruturado de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança.
A UFPR vem apresentar o seu Plano de Gestão de Logística Sustentável – PLS, conforme a Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, visando fomentar ações de Sustentabilidade junto a Comunidade Acadêmica.
Plano Diretor de Logística Sustentável – PLS
Estratégia de Internacionalização
Aspectos contábeis e financeiros dos programas e ações
Todos os gastos com ações e programas da UFPR estão disponíveis no Portal da Transparêcia do Poder Executivo Federal. Para acessá-lo, basta clicar aqui.
Alternativamente, o usuário deverá seguir os seguintes passos:
1. Acessar o Portal da Transparência: http://transparencia.gov.br;
2. No menu superior, localizar Consultas Detalhadas -> Despesas Públicas;
3. Na tela seguinte, escolher a opção Por programa/ação orçamentária;
4. Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para adicionar um filtro de Órgão.
5. Inserir, na busca, o código 153079 ou a sigla UFPR
6. Clique em Adicionar;
7. Clique em Consultar;
Programas e Ações – Portal da Transparência
Resultados de Ações e Programas
Notas: